domingo, 28 de abril de 2013

MENSAGEM...


“Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”

João 13. 31 – 34

Helvécio J. Batista Júnior

 

         Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

         Queridos irmãos, Jesus Cristo, sabendo que logo seria traído, preso, castigado, condenado e morto deixa palavras inspiradoras e de suma importância para os seus discípulos e também para nós hoje: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” (Jo 13.34). Que amor seria esse? Que tipo de amor é este pelo qual Jesus Cristo nos amou? Com toda a certeza este não é um amor comum ou banal, um simples sentimento ou uma mera paixão carnal. É algo que ultrapassa as barreiras que o nosso próprio conhecimento consegue chegar. O Amor pelo qual Cristo ama, não é um simples sentimento humano, mas sim, um sacrifício, um ato, uma ação em total benefício do outro e perda para si próprio. Este Amor de Cristo é um amor que olha para o próximo e prefere, mesmo em dor, fechar os olhos para si mesmo. Isto é Amor Verdadeiro!

         Observem este vídeo: “A Ponte” e veja como este amor, mesmo que de forma imperfeita e incompleta, por causa de nosso pecado, diferencia em nossa vida. (VÍDEO A PONTE)

 

         Queridos irmãos, quando Cristo nos diz: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” ele nos pede para amarmos incondicionalmente, mesmo que este amor incondicional venha causar dor ou sofrimento momentâneo. Jesus Cristo pode dizer isso, porque foi realmente o que Ele sentiu na pele: Ele preferiu não olhar para os nossos erros, para o nosso pecado; Ele preferiu esquecer que nós, seres humanos, o deixamos de lado, ainda lá no Jardim do Éden e preferimos seguir os nossos próprios caminhos com os nossos próprios meios; Ao contrário disso, Ele, unicamente em Amor nos cobriu com seu manto de perdão; e Ele, por Amor, nos resgatou do pecado, mesmo que para isso Ele precisou pagar um preço alto: dor, sofrimento, sangue e morte!

         Jesus Cristo, com a sua Obra na cruz nos ensinou o que é o Amor Verdadeiro. E por isso então, Ele nos convida a nós também amarmos enquanto estamos neste mundo, assim como Ele nos amou. E como seria isso? Ora é muito simples, mas que sabemos que por causa de nossa velha natureza, nem é sempre é tão fácil. Este Amar que Jesus nos ensina nada mais é do que Amar simplesmente por amar, sem esperar receber algo em troca, sem querer fazer barganha; e mais ainda, é amar sem olhar os defeitos do outro, sem julgar, sem querer saber se ele é merecedor ou não deste amor, porque foi assim que Deus fez conosco por meio de Jesus Cristo. Ele nos amou mesmo nós não merecendo este amor.

         No vídeo apresentado temos um exemplo que pode parecer meio radical deste amor, até porque o autor do vídeo busca uma conexão entre esta história e a história da salvação em Cristo na cruz. Em ambos os casos uma vida precisou ser sacrificada para que muitos pudessem ser salvos. E isto é um fato, o Verdadeiro Amor nasce com o choro, com a dor, em meio ao sofrimento e pela morte. No entanto, esperamos em Deus, por sua infinita bondade e misericórdia que não precisemos passar por tudo isso para entendermos o que é Amor; mas que em toda a nossa vida possamos lembrar deste ato de Cristo em nosso lugar e assim, em todas as nossas ações, olhar para o nosso próximo através deste amor, não julgando, mas unicamente amando! Se precisar, que sacrifiquemos coisas nossas e a nós mesmos, não no sentido de que isso fará com que Deus nos olhe com amor e nos salve. Não! Muito pelo contrário, mas na certeza de que estamos vivendo o Amor que Deus derramou sobre nós; que Deus em sua Graça nos concede o privilégio de, assim como ele nos amou, incondicionalmente, nós também temos o privilégio de amar.

         O Amor gera o Amor! O Amor de Cristo na cruz, agora reflete sobre nós e nos faz amar. Por isso, não existe grego ou judeu, branco ou negro, rico ou pobre, ocidental ou oriental. Deus amou e ama o mundo e ele que a salvação de todos. Esta é a mensagem do amor! “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

         É por causa deste amor, e somente por isso que Jesus vem a cada um de nós, em nossos corações, pela sua Palavra e seus Sacramentos e nos diz: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”.

         Neste mundo, mesmo vivendo em amor, e quem sabe por causa deste amor, iremos passar por angústias, sofrimentos e dores; no entanto, nunca se esqueçam, que é justamente por causa deste amor, que foi revelado na cruz, e que nos acompanha é que um dia, pela Graça de Deus estaremos em um lugar muito melhor, um lugar que ainda não conhecemos completamente, mas que foi preparado com todo o amor por Aquele que é a expressão máxima do que é amor. E lá, não haverá mais morte, nem pranto, nem choro e nem dor. E Deus, como sempre, em amor, enxugará toda a nossa lágrima porque as primeiras coisas já passaram.

         O Amor gera o amor. O Amor na Cruz nos faz amar, e é este mesmo que amor que nos garante a Vida Eterna. Uma vida onde que, de forma completa e perfeita iremos amar uns aos outros como Cristo nos amou.

         E tudo isso meus irmãos, não vem de nós, não brota em nós, mas nos é dado pelo próprio Deus, um presente que não tem preço, um presente sem igual, uma verdadeira prova de amor!

         Amém!

         A Graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus Pai e a Comunhão do Espírito Santo, sejam com todos, hoje e sempre. Amém!

 Um grande abraço a todos
Bênçãos de Deus!!!
 

terça-feira, 23 de abril de 2013

MARAVILHOSA GRAÇA

"Pois não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê... Visto que a Justiça de Deus se revela no Evangelho, de Fé em Fé, como está escrito:
O JUSTO VIVERÁ POR FÉ!"
(Epístola de São Paulo aos Romanos, capítulo 1, versos 16 e 17)

Sem dúvida alguma, GRAÇA é a última palavra perfeita, pois ela contém a essência do Evangelho como uma gota de água pode conter a imagem do sol. O mundo tem sede de GRAÇA, mesmo em situações que nem reconhece. Para uma sociedade que, sempre está a deriva, sem amarras, não existe um lugar melhor para a nossa Fé está ancorada. Nada melhor que um presente estar ligado a outro, assim como a Fé está ligada a MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS!

 
"Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua GRAÇA, mediante a Redenção que há em Jesus Cristo!"
(Epístola de São Paulo aos Romanos, capítulo 3, versos 23 e 24)
 
W. H. Auden certa vez afirmou que 'Eu não sei nada, exceto uma coisa que todos sabem: quando a GRAÇA dança, eu também devo dançar'. Sim, certamente a GRAÇA DE DEUS é aquilo que nos faz alegres, é aquilo que nos leva a viver e dançar a dança da vida da melhor forma possível, na certeza de que por esta MARAVILHOSA GRAÇA fomos resgatados da escravidão do pecado, do mundo e do diábo. Por isso, a nossa tarefa como cristãos neste mundo é justamente esta, levar o mundo a dançar junto a esta som, ajudar ao nosso próximo a conhecer e reconhecer esta GRAÇA também em suas vidas. Gordon MacDonal afirma: 'Você não precisa ser cristão para construir casas, alimentar famintos ou ajudar os necessitados apenas. Isso o mundo todo também faz e muitas vezes, melhor que os cristãos. Há apenas uma coisa que o mundo não pode fazer, mas apenas Cristo. Oferecer a GRAÇA!'.
 
 
 
"Justificados, pois, mediante a Fé, temos Paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela Fé, a esta GRAÇA na qual estamos firmes; e, gloriamo-nos na Esperança da Glória de Deus!"
(Epístola de São Paulo aos Romanos, capítulo 5, versos 1 e 2)
 
A GRAÇA, meus amigos, não exige nada de nós a não ser que a aguardemos com confiança e a reconheçamos com gratidão; pois através da Obra Redentora de Cristo na Cruz, a GRAÇA nos foi concedida, realmente, de GRAÇA.
 

 
Para terminar, um conselho: "Aquele que não pode perdoar destrói a ponte sobre a qual ele mesmo tem de passar"...
 
Acesse aqui os links de Canções que retratam esta MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS!!!
 
1. Maravilhosa Graça
Letra e Música: Helvécio José Batista Júnior, 2011.
 
2. Amazing Grace
Letra e Música: Petra, 2001.
 
3. Amazing Grace (Tradicional)
Interpretação: Il Divo.
 
4. Amazing Grace / Where the streets have no name
Letra, Música e Interpretação: U2, 2011.

 

OBS: Todos os vídeos de canções em inglês possuem legendas em português.

Um Grande Abraço a Todos
Bênçãos de Deus
Juninho
 


quarta-feira, 17 de abril de 2013

BÊNÇÃO DA SEMANA

Antiga Bênção Irlandesa

(Versão em português)

 

Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros.

Que o sol brilhe cálido sobre tua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.

E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão.

 

 

A Bênção da Irlanda

(Versão em português adaptada para canção)

 

Queira a estrada conduzir-nos juntos com o vento sempre a teu favor

Tendo a garoa sobre os verdes campos ou brilhando o sol com seu calor

Deus te guarde, Deus te guie, te segure bem na sua mão

Vá confiando, vá com alegria, pois seus anjos te acompanharão!

 

Firme subindo pelo trilho certo, sem perder o rumo para os céus

Agradecendo e abençoando, sentirás que somos filhos seus

Deus te guarde, Deus te guie, te segure bem na sua mão

Vá confiando, vá com alegria, pois seus anjos te acompanharão!

 

Tenha descanso e o pão de cada dia, que isso nunca venha te faltar

E quando a morte vier ao teu encontro, o inimigo não te possa achar

Deus te guarde, Deus te guie, te segure bem na sua mão

Vá confiando, vá com alegria, pois seus anjos te acompanharão!

 

Vamos em paz até que um novo dia nos permita aqui nos abraçar

Mesmo distantes, tendo a alegria, Deus, o Pai, queremos, pois louvar

Deus te guarde, Deus te guie, te segure bem na sua mão

Vá confiando, vá com alegria, pois seus anjos te acompanharão!

 

 

 

An Old Irish Blessing

(English version)

May the road rise up to meet you.
May the wind always be at your back.
May the sun shine warm upon your face,
and rains fall soft upon your fields.
And until we meet again,
May God hold you in the palm of His hand.

 

 



 

Traditional Irish Blessing

(Popular version)

 

May the road rise to meet you,
May the wind be always at your back.
May the sun shine warm upon your face,
The rains fall soft upon your fields.
And until we meet again,
May God hold you in the palm of his hand.
May God be with you and bless you;
May you see your children's children.

 

May you be poor in misfortune,
Rich in blessings,
May you know nothing but happiness
From this day forward.

 

May the road rise to meet you
May the wind be always at your back
May the warm rays of sun fall upon your home
And may the hand of a friend always be near.
May green be the grass you walk on,
May blue be the skies above you,
May pure be the joys that surround you,
May true be the hearts that love you.

 




 

"Que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus Pai, e a Comunhão do Espírito Santo, seja com todos. Hoje e sempre!"

Helvécio José Batista Júnior
 
 

 

 

 

domingo, 14 de abril de 2013

ESTUDO BÍBLICO


LIBERDADE PARA SERVIR E AMAR

Encontro Bíblico DJPL 2013

 

1.     O QUE É LIBERDADE?

 

·        Filosofia: Liberdade significa o direito de ir e vir, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém.

Ø Qual o problema nesta afirmação filosófica?

ü Imaginem o nosso dia a dia: a liberdade realmente nos permite tudo? Onde se encaixam os nossos pais, o trânsito, a escola, a faculdade, o trabalho e as leis da sociedade?

v Romanos 13. 1 – 4 (Respeito e obediência as autoridades)

 


2.     SOBRE A LIBERDADE DO CRISTÃO, VEMOS DUAS AFIRMAÇÕES RADICAIS:

 

·        Liberdade total: Caminho curto para a “libertinagem” – atribui que o cristão tem o direito a total independência de atos – inclusive da vontade de Deus.

·        Liberdade restrita: Caminho curto para o “legalismo” – restringe nossa liberdade, exigindo observância de rituais, preceitos e determinadas formas de congregação e adoração. 

ü Como agir na Igreja?

ü Diante do próximo?

v Romanos 14. 1 – 8 (O limite da liberdade)

 

3.     BIBLICAMENTE, O QUE É LIBERDADE?

 

·        Recordando a história:

Ø Deus forma o ser humano para ser livre, em completa liberdade; no entanto, a ganância do ser humano o faz se tornar escravo (Gn 1 – 3).

Ø Deus, em sua Graça e Misericórdia, promete um Salvador, Alguém que resgataria o ser humano daquela escravidão em que ele se jogou, Alguém que o iria libertar! (Gn 3.15).

 

·        Quem é este Libertador, prometido por Deus?

Ø Isaías 53. 3 – 12 (O Libertador do ser Humano era um Servo, Alguém que vem ao mundo para Servir; e, por meio deste servir, que não deixa de ser uma forma de amor, Ele conquista a Liberdade para o ser humano.

 

·        Como aconteceu esta libertação? Este resgate da prisão?

Ø João 3.16 (Foi um ato de Amor)

Ø João 19.30 (Foi na Cruz – TETÉLESTAI – Está Consumado!)

 

·        Mas, de quais prisões fomos libertados?

Ø Libertação da escravidão do pecado: Rm 8.2

Ø Libertação da condenação eterna: Rm 8.1

Ø Libertação da escravidão do mundo e das trevas: Ef 5.8

Ø Libertação da escravidão de satanás: Tg 4.7

 


4.     DEUS NOS LIBERTA, EM CRISTO:

 

·        Por meio da Obra de Cristo, que concede uma feliz troca ao cristão, agora a alma se encontra liberta de todos os pecados, em virtude deste dote; ou seja, pela fé; a alma é dotada com a justiça eterna de Cristo.

Ø Romanos 1.17 (Fé)

Ø Efésios 2.8 – 8 (Dom de Deus)

ü Exemplo: este é um lar feliz, onde um noivo (Jesus Cristo), rico, nobre e justo, se casa com uma meretriz (ser humano, cristão) pobre, desprezada e má; libertando-a de todo o mal e adornando-a com toda espécie de bens. (1Co 15.57)

 

5.     A LIBERDADE CRISTÃ, SEGUNDO LUTERO:

 

·        Um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém. Mas um cristão é um servo prestativo em todas as coisas e está sujeito a todos.

Ø 1Corintios 9.19: (Livre para servir)

Ø Romanos 13.8: (Livre para amar)

ü Nossa liberdade não pode ultrapassar o nosso limite, o limite do próximo e, conseqüentemente o limite de Deus!

ü Será que o que faço e como vivo é benéfico a mim e ao meu próximo?

 

6.     SOMOS LIVRES PARA SERVIR E AMAR, POR CAUSA DE CRISTO:

 

·        As obras de quem é cristão (o qual mediante sua fé e por pura graça de Deus tornou-se gratuitamente justo e bem-aventurado) não devem ser vistas de outro modo do que aquelas que Adão e Eva realizavam no paraíso.

Ø Gênesis 2.15: “cultivar e o guardar”.(Deus cria o homem para amar e servir toda a criação)

 
 
7.     AS BOAS OBRAS DIANTE DE DEUS

 

·        Obras boas e justas jamais fazem de alguém uma pessoa boa e justa; mas, alguém que é bom e justo realiza obras boas e justas. Obras más jamais fazem de alguém uma pessoa má, mas alguém que é mal realiza obras más.

Ø Mateus 7.18: “Uma árvore má não produz fruto bom algum. Uma árvore boa não produz fruto mau algum”.

Ø Romanos 14. 23: “As obras são conseqüências da Fé e não o inverso”.

ü Exemplo: “Uma casa bem ou mal construída não faz o construtor bom ou mau, mas um bom ou mal construtor levantará uma casa boa ou má”.

v E quando o não cristão, o ímpio realiza boas obras?

 

 

8.     NÃO PODEMOS TRANSFORMAR A LIBERDADE EM LIBERTINAGEM:

 

·        Um dos grandes problemas dos jovens na atualidade é a “liberdade exagerada”.

·        O perigo: “A ausência de Deus”, o distanciamento, dia após dia, daquele que nos libertou.

Ø A verdadeira liberdade. (Gl 5.1).

ü Essa liberdade é diretamente oposta à escravidão do pecado. No entanto, muitos cristãos fazem mal uso de sua liberdade. Usam a sua liberdade de forma destrutiva, como uma espada que fere e até mata pessoas. Isso acontece quando a liberdade que Cristo nos deu é fundamentada no egoísmo. Quando consideramos que apenas o que importa é o exercer dos nossos direitos sem importar-se com nada nem ninguém.

 

9.     O ABUSO DA LIBERDADE:

 

·        1Pedro 2.16: “Vocês devem viver como quem é livre, mas não usar esta mesma liberdade para encobrir o pecado”.

Ø A liberdade da fé não da licença para pecar, tampouco o ocultará, mas dá licença para realizar todo o tipo de obras e para agüentar todas as coisas, conforme se apresentem, para que ninguém esteja limitado a uma ou outra obra.

 

·        Gálatas 5.13: “Tratem de não permitir que esta liberdade seja motivo para a vida carnal”.

Ø É preciso sempre aprender que a Liberdade conquistada por Cristo não é uma carta branca para pecar, muito pelo contrário, é uma carta branca para fazermos o bem, para amar ao próximo e a Deus sobre todas as coisas.

 

·        1Corintios 6.12: (Lícito – Aquilo que é permitido); (Convém – É bom, tem benefícios para você ou ao próximo).

 


10.LIBERDADE PARA SERVIR E AMAR:

 

·        Gálatas 5.6: “A fé que atua pelo amor”.

·        Gálatas 5.22 e 23: “O fruto do Espírito é o Amor”.

·        João 8. 1 – 11: “Jesus acolhe o pecador e lhe ensina que agora livre, ele não mais é, escravo do pecado, e por isso, com fé, pode lutar contra o pecado diariamente, pois também é um ser humano salvo por meio de Cristo”.

Ø “A Fé está no amor: amor do pai para com o filho, marido e mulher, irmãos, entre amigos, até mesmo diante dos inimigos... O amor é o elo entre Cristo e o Homem, afinal, Cristo, por amor, veio até nós e nos libertou de todos os pecados!”

Ø “Você ama a Deus no amor ao próximo; pois, Deus não precisa do seu amor, mas sim os homens. O amor ao próximo é o verdadeiro culto a Deus”.

 

11. CONCLUSÃO:

 

·        João 19.30: Temos de ter a certeza de que agora não somos mais escravos do pecado, por que Jesus venceu o pecado com o seu sacrifício! Também não precisamos mais nos amedrontar diante da morte, porque Jesus também venceu a morte e nos garantiu a vida eterna! Por tudo isso, o diabo não tem mais poder sobre nós, porque fomos purificados pelo sangue de Cristo e o diabo vencido pela morte do Filho de Deus! ESTÁ CONSUMADO!

 

·        “A pessoa que é cristã não vive em sim mesma, mas em Cristo e no seu próximo – Em Cristo, pela fé; e no próximo, pelo amor”.

Ø Esta é a Verdadeira Liberdade, a que liberta o coração de todos os pecados, do poder do diabo, do julgo da lei e da escravidão de todo o mal. Esta é a liberdade que supera a tudo e vai ao encontro de todos! Eis a Liberdade Cristã!

 

Encerramento: Salmo 40. 1 – 2

 

Helvécio José Batista Júnior