domingo, 14 de abril de 2013

ESTUDO BÍBLICO


LIBERDADE PARA SERVIR E AMAR

Encontro Bíblico DJPL 2013

 

1.     O QUE É LIBERDADE?

 

·        Filosofia: Liberdade significa o direito de ir e vir, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém.

Ø Qual o problema nesta afirmação filosófica?

ü Imaginem o nosso dia a dia: a liberdade realmente nos permite tudo? Onde se encaixam os nossos pais, o trânsito, a escola, a faculdade, o trabalho e as leis da sociedade?

v Romanos 13. 1 – 4 (Respeito e obediência as autoridades)

 


2.     SOBRE A LIBERDADE DO CRISTÃO, VEMOS DUAS AFIRMAÇÕES RADICAIS:

 

·        Liberdade total: Caminho curto para a “libertinagem” – atribui que o cristão tem o direito a total independência de atos – inclusive da vontade de Deus.

·        Liberdade restrita: Caminho curto para o “legalismo” – restringe nossa liberdade, exigindo observância de rituais, preceitos e determinadas formas de congregação e adoração. 

ü Como agir na Igreja?

ü Diante do próximo?

v Romanos 14. 1 – 8 (O limite da liberdade)

 

3.     BIBLICAMENTE, O QUE É LIBERDADE?

 

·        Recordando a história:

Ø Deus forma o ser humano para ser livre, em completa liberdade; no entanto, a ganância do ser humano o faz se tornar escravo (Gn 1 – 3).

Ø Deus, em sua Graça e Misericórdia, promete um Salvador, Alguém que resgataria o ser humano daquela escravidão em que ele se jogou, Alguém que o iria libertar! (Gn 3.15).

 

·        Quem é este Libertador, prometido por Deus?

Ø Isaías 53. 3 – 12 (O Libertador do ser Humano era um Servo, Alguém que vem ao mundo para Servir; e, por meio deste servir, que não deixa de ser uma forma de amor, Ele conquista a Liberdade para o ser humano.

 

·        Como aconteceu esta libertação? Este resgate da prisão?

Ø João 3.16 (Foi um ato de Amor)

Ø João 19.30 (Foi na Cruz – TETÉLESTAI – Está Consumado!)

 

·        Mas, de quais prisões fomos libertados?

Ø Libertação da escravidão do pecado: Rm 8.2

Ø Libertação da condenação eterna: Rm 8.1

Ø Libertação da escravidão do mundo e das trevas: Ef 5.8

Ø Libertação da escravidão de satanás: Tg 4.7

 


4.     DEUS NOS LIBERTA, EM CRISTO:

 

·        Por meio da Obra de Cristo, que concede uma feliz troca ao cristão, agora a alma se encontra liberta de todos os pecados, em virtude deste dote; ou seja, pela fé; a alma é dotada com a justiça eterna de Cristo.

Ø Romanos 1.17 (Fé)

Ø Efésios 2.8 – 8 (Dom de Deus)

ü Exemplo: este é um lar feliz, onde um noivo (Jesus Cristo), rico, nobre e justo, se casa com uma meretriz (ser humano, cristão) pobre, desprezada e má; libertando-a de todo o mal e adornando-a com toda espécie de bens. (1Co 15.57)

 

5.     A LIBERDADE CRISTÃ, SEGUNDO LUTERO:

 

·        Um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém. Mas um cristão é um servo prestativo em todas as coisas e está sujeito a todos.

Ø 1Corintios 9.19: (Livre para servir)

Ø Romanos 13.8: (Livre para amar)

ü Nossa liberdade não pode ultrapassar o nosso limite, o limite do próximo e, conseqüentemente o limite de Deus!

ü Será que o que faço e como vivo é benéfico a mim e ao meu próximo?

 

6.     SOMOS LIVRES PARA SERVIR E AMAR, POR CAUSA DE CRISTO:

 

·        As obras de quem é cristão (o qual mediante sua fé e por pura graça de Deus tornou-se gratuitamente justo e bem-aventurado) não devem ser vistas de outro modo do que aquelas que Adão e Eva realizavam no paraíso.

Ø Gênesis 2.15: “cultivar e o guardar”.(Deus cria o homem para amar e servir toda a criação)

 
 
7.     AS BOAS OBRAS DIANTE DE DEUS

 

·        Obras boas e justas jamais fazem de alguém uma pessoa boa e justa; mas, alguém que é bom e justo realiza obras boas e justas. Obras más jamais fazem de alguém uma pessoa má, mas alguém que é mal realiza obras más.

Ø Mateus 7.18: “Uma árvore má não produz fruto bom algum. Uma árvore boa não produz fruto mau algum”.

Ø Romanos 14. 23: “As obras são conseqüências da Fé e não o inverso”.

ü Exemplo: “Uma casa bem ou mal construída não faz o construtor bom ou mau, mas um bom ou mal construtor levantará uma casa boa ou má”.

v E quando o não cristão, o ímpio realiza boas obras?

 

 

8.     NÃO PODEMOS TRANSFORMAR A LIBERDADE EM LIBERTINAGEM:

 

·        Um dos grandes problemas dos jovens na atualidade é a “liberdade exagerada”.

·        O perigo: “A ausência de Deus”, o distanciamento, dia após dia, daquele que nos libertou.

Ø A verdadeira liberdade. (Gl 5.1).

ü Essa liberdade é diretamente oposta à escravidão do pecado. No entanto, muitos cristãos fazem mal uso de sua liberdade. Usam a sua liberdade de forma destrutiva, como uma espada que fere e até mata pessoas. Isso acontece quando a liberdade que Cristo nos deu é fundamentada no egoísmo. Quando consideramos que apenas o que importa é o exercer dos nossos direitos sem importar-se com nada nem ninguém.

 

9.     O ABUSO DA LIBERDADE:

 

·        1Pedro 2.16: “Vocês devem viver como quem é livre, mas não usar esta mesma liberdade para encobrir o pecado”.

Ø A liberdade da fé não da licença para pecar, tampouco o ocultará, mas dá licença para realizar todo o tipo de obras e para agüentar todas as coisas, conforme se apresentem, para que ninguém esteja limitado a uma ou outra obra.

 

·        Gálatas 5.13: “Tratem de não permitir que esta liberdade seja motivo para a vida carnal”.

Ø É preciso sempre aprender que a Liberdade conquistada por Cristo não é uma carta branca para pecar, muito pelo contrário, é uma carta branca para fazermos o bem, para amar ao próximo e a Deus sobre todas as coisas.

 

·        1Corintios 6.12: (Lícito – Aquilo que é permitido); (Convém – É bom, tem benefícios para você ou ao próximo).

 


10.LIBERDADE PARA SERVIR E AMAR:

 

·        Gálatas 5.6: “A fé que atua pelo amor”.

·        Gálatas 5.22 e 23: “O fruto do Espírito é o Amor”.

·        João 8. 1 – 11: “Jesus acolhe o pecador e lhe ensina que agora livre, ele não mais é, escravo do pecado, e por isso, com fé, pode lutar contra o pecado diariamente, pois também é um ser humano salvo por meio de Cristo”.

Ø “A Fé está no amor: amor do pai para com o filho, marido e mulher, irmãos, entre amigos, até mesmo diante dos inimigos... O amor é o elo entre Cristo e o Homem, afinal, Cristo, por amor, veio até nós e nos libertou de todos os pecados!”

Ø “Você ama a Deus no amor ao próximo; pois, Deus não precisa do seu amor, mas sim os homens. O amor ao próximo é o verdadeiro culto a Deus”.

 

11. CONCLUSÃO:

 

·        João 19.30: Temos de ter a certeza de que agora não somos mais escravos do pecado, por que Jesus venceu o pecado com o seu sacrifício! Também não precisamos mais nos amedrontar diante da morte, porque Jesus também venceu a morte e nos garantiu a vida eterna! Por tudo isso, o diabo não tem mais poder sobre nós, porque fomos purificados pelo sangue de Cristo e o diabo vencido pela morte do Filho de Deus! ESTÁ CONSUMADO!

 

·        “A pessoa que é cristã não vive em sim mesma, mas em Cristo e no seu próximo – Em Cristo, pela fé; e no próximo, pelo amor”.

Ø Esta é a Verdadeira Liberdade, a que liberta o coração de todos os pecados, do poder do diabo, do julgo da lei e da escravidão de todo o mal. Esta é a liberdade que supera a tudo e vai ao encontro de todos! Eis a Liberdade Cristã!

 

Encerramento: Salmo 40. 1 – 2

 

Helvécio José Batista Júnior

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário