sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mesmo rejeitado, Ele não deixou de amar!

II Domingo no Tempo da Quaresma:


MESMO REJEITADO, ELE NÃO DEIXOU DE AMAR
“Evangelho Segundo São Lucas, 13. 31 – 35”
23 de Fevereiro de 2013
 
 

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Como reagir diante da rejeição? Como lidar e tratar com uma gente que mesmo depois de você ter feito tudo de bom para ela, continua a te desprezar e nem mesmo querer a tua presença?

Esta era a situação de Jesus no contexto de nosso Evangelho de hoje. Jesus Cristo já havia pregado a Palavra do Senhor, feito grandes milagres, ajudado e amparado a muitos, ensinado de todas as formas a respeito do perdão e do amor, já havia anunciado quem era e qual era a sua missão, os próprio discipulos já haviam confessado que ele era o Cristo prometido de Deus; e, mesmo assim muitos ainda não lhe davam ouvidos, muitos zombavam dele e o rejeitavam. Mesmo as autoridades politicas e religiosas da época iam contra ele.

O nosso texto já começa falando que alguns farizeus chegaram até Jesus alertando-o e dizendo: “Vá embora o mais rápido possível porque Herodes o quer matar” (Lc 13. 31). Vejam a agressividade das autoridades para com Jesus.

É interessante a resposta de Jesus, conforme o versículo 32 quando diz que trabalhará hoje e amanhã e no terceiro dia terminará a sua obra. Mesmo que de forma alegórica, é impossível não lembrar da morte e ressurreição de Cristo ao terceiro dia. É como se Jesus respondesse as ameaças de Herodes, não com outra ameaça, mas sim, com o Amor, com a sua Obra e sua Missão, afirmando que mesmo diante das ameaças e rejeição; ele, o Filho de Deus encarnado, irá cumprir a sua obra por amor a humanidade.

Jesus ainda continua, profeticamente no versículo 33 dizendo: “Um profeta não deve ser morto fora de Jerusalém”. Aqui temos dois pontos a destacar: primeiro, podemos fazer uma alusão ao próprio Antigo Testamento, onde temos vários relatos, incluindo o de Jeremias conforme Jr 26. 8 - 15, de que a própria cidade de Jerusalém, a cidade santa, perseguia e matava os profetas do Senhor. Além disso, um segundo ponto nos faz olhar para a própria trajetória de Jesus, o Filho de Deus, Sumo sarcedote, o profeta dos profetas, que também seria entregue e morto em Jerusalém.

Mesmo em meio a toda esta situação de ameaça e rejeição, Jesus Cristo em sua infinita bondade e misericórdia traz uma palavra de amor e carinho a cidade: “Quantas vezes eu quis abraçar todo o povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram” (Lc 13.34). Ou seja, mesmo rejeitado, ameaçado, desprezado e humilhado, Jesus Cristo não deixa de amar e proclamar este amor a todos.

Estas palavras de Jesus também nos fazem lembrar do episódio em que ele, já pregado na cruz, vê o povo zombando dele, rasgando suas vestes, o mal dizendo; e ele, novamente, em um gesto do mais perfeito e puro amor, ora: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem” (Lc 23.34). Mesmo ali, nos seu últimos momentos na cruz, sendo rejeitado  e humilhado, ele ora e pede misericórdia para com o povo; e, mesmo sem forças físicas, ainda tem forças para amar e clamar por perdão para toda aquela gente.

Este é o nosso Deus, que ama incondicionalmente e que não mede esforços para revelar e doar este amor. Mesmo que as vezes este amor precise vir com palavras mais duras, como o Evangelho de hoje nos relata, já no versículo 35, quando diz: “Agora a casa de vocês ficará abandonada... Vocês não me verão mais, até chegar o tempo em que dirão: bendito o que vem em nome do Senhor”. E sabemos por meio das Sagradas Escrituras, que não existe um sofrimento maior do aquele que brota quando Deus se afasta. E o cuidado que sempre precisamos ter nestas situações é, que a rejeição pode levar a consequecências duríssimas, como a condenação eterna.

É importante também ressaltar que, de forma alguma, Deus fica alegre quando algum de seus filhos se perde, mas ele se entristesse; mesmo quando precisa se afastar de nós, ele assim o faz para que, por meio desta atitude, possamos rever nossa vida e nossos pensamentos e assim, nos reconhecermos totalmente dependentes da Graça deste Deus de Infinito Amor. Ele assim o faz como uma forma de também nos ensinar que sem ele não somos nada, e que a rejeição a Ele e a sua Obra unicamente nos levará a condenação eterna.

Mesmo assim, Deus continua sendo um Deus de Amor. Uma canção do Pe. Fábio de Melo diz o seguinte: “Deus é capaz de trocar reinos por ti, abrir mares para que possa atravessar. E se preciso fosse daria novamente a própria vida por ti. Deus só não é capaz de deixar de te amar!”.

De fato é assim, “Deus só não é capaz de deixar de nos amar”, por isso, ele sempre vem ao nosso encontro, mesmo estando nós, no pecado, ele nos acolhe como a galinha ajunta os seus filhotes e cuida de nós, nos ampara, nos guarda, nos proteje, nos abençoa e principalmente, nos salva. Além disso, se entristesse quando algum de seus amados filhos se perde.

O nosso Deus em Cristo, que tantas vezes foi rejeitado e que, ainda hoje é rejeitado por muitos, é um Deus que nos ama, que prefere não olhar para o nosso pecado, mas, nos resgatar e nos acolher em seus braços; afinal de contas, ele tanto nos amou que foi capaz de entregar a sua própria vida por nós, mesmo nós não merecendo, ele assim o fez, somente por amor!

Queridos irmãos, como Cristo foi rejeitado, nós também seremos por causa dele; no entanto, saibamos, assim como nosso Senhor, a tratar a todos, sempre com carinho e amor, na certeza de que aquela determinada pessoa também é um alvo da misericórdia de Deus e que Ele certamente também quer a sua salvação.

Que este nosso Deus em Cristo Jesus, que mesmo rejeitado, jamais deixou de nos amar, continue conosco, nos abençoando, cuidando de nós e também a cada dia, nos ensinando a amar cada vez mais e mais, mesmo aqueles que nos rejeitam e nos dezprezam. Afinal de contas, o Amor de Deus é inifinito e Ele nos ama de tal forma que é capaz de tudo para nos dar este amor; por isso, Deus, em sua inifnita bondade e misericórdia só não é capaz de uma coisa: “Deixar de nos amar”!

Amém!

 
 
 

"A Graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus Pai e a Comunhão do Espírito Santo, continue conosco, hoje e sempre".

Amém!
 
 
Abençoado fim de semana a todos!!!
Helvécio José Batista Júnior
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário