quinta-feira, 21 de março de 2013

ESTUDO BÍBLICO DA SEMANA



ESTUDO:  “Sonhos – O que são e o que significam”

 

1.       O que são nossos sonhos?

v Estudos sugerem, que nossos sonhos (mesmo os mais estranhos) são uma forma usada pelo cérebro para “digerir” as experiências do dia-a-dia.

ü Texto Bíblico: “Isaías 29.8”

 

2.     Teorias científicas a respeito de nossos sonhos:

v Freud afirmou que os sonhos são consequências da repressão de alguns de nossos desejos, tão estranhos à nossa natureza consciente, que só aparecem sob a forma de símbolos.

v Jung sugeriu que havia algo que denominou de " Inconsciente Coletivo”, uma parte da mente na qual estão depositadas as informações comuns a todos os seres humanos, assim pretendia explicar o fato de pessoas de culturas diferentes, de pontos opostos da Terra, relatarem sonhos com símbolos específicos, aparentemente com o mesmo significado.

ü Texto Bíblico: “Jeremias 29.8”

 

3.      Deus fala com o seu povo por meio de sonhos?

v Exemplos onde Deus fala ao homem através de sonhos: “1Reis 3.5” – “Mateus 2. 12 e 19”.

v É preciso notar a diferença entre estes textos e nossa realidade hoje. Naquelas circunstâncias o uso dos sonhos para esta comunicação entre Deus e o homem era extremamente necessário. No entanto, hoje nós já temos toda a Revelação de Deus para o ser humano: A Bíblia. A Sua Palavra escrita foi a forma que Deus escolheu para a sua relação com toda a humanidade e, na Bíblia nós encontramos tudo o que precisamos saber para a nossa salvação.

v As Sagradas Escrituras é tudo o que precisamos saber e conhecer: “2Timóteo 3. 14 – 17”.

v Tudo que vai além das Escrituras é maldição e não vem de Deus: “Gálatas 1. 8 – 9”.

 

4.      Deus hoje também fala conosco e vem até nós por meio da sua Santa Palavra e dos Sacramentos:

v Deus não precisa falar por meio de sonhos, pois Ele mesmo já nos concedeu os Meios da Graça, pelos quais, em seu amor vem a cada um de nós: Palavra, Batismo e Santa Ceia.

v A falta de comunhão com estes Meios pode provocar dúvidas sobre a nossa vida, nosso relacionamento com Deus e a nossa salvação. Estas dúvidas e preocupações, como vimos acima, pode acarretar em sonhos ruins, maus pensamentos e até mesmo cansaço mental.

 

5.      Comos analisar os sonhos?

v “Jeremias 23. 25 – 28” = O sonho é apenas sonho, algo natural do ser humano, que brota na mente do humana e, por isso, não pode, categoricamente, ser olhado como revelação divina.

v “Judas 1.8” = Precisamos ter o cuidado de nos deixarmos ser alucinados pelos sonhos.

 

6.     Conclusão:

v Como vive um Cristão: “Atos 2. 42 – 47”.

Helvécio José Batista Júnior

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário